O Pilates foi anunciado por décadas como o treino que ajudaria na conquista de músculos longos e magros, como de uma bailarina. Como resultado, as mulheres costumavam frequentar os estúdios de Pilates, ao mesmo tempo em que os homens se distanciavam dele. Mas o aumento de celebridades e atletas do sexo masculino praticando e falando sobre o Pilates está ajudando a desmistificar que o método é prioritariamente para mulheres.
O astro da NBA, Kevin Durant, creditou ao Pilates o suporte na reabilitação de uma lesão no tendão de Aquiles. O jogador de linha defensiva do New York Giants, Dexter Lawrence, foi ouvido no microfone divulgando os benefícios do Pilates durante um jogo na última temporada de futebol americano. E a Exhale Pilates London postou recentemente um vídeo no Instagram de boxeadores, jogadores de futebol e estrela pop.
Além das celebridades, as academias estão relatando uma mudança no proporção homem-mulher em suas aulas de Pilates. “Pilates é frequentemente associado ao alongamento”, diz Jeffrey Morris, gerente de Pilates da Equinox em Nova Iorque. Ter uma mais flexibilidade, no entanto, é apenas mais um benefício. “O método, centrado em exercícios realizados em aparelhos ou no solo, também constrói músculos gerais, equilíbrio, força e mobilidade”, diz ele.
Isso muda o foco dos músculos normalmente sobrecarregados, incluindo o peito, ombros, flexores do quadril e quadríceps, passando a incluir aqueles que são frequentemente ignorados, como os músculos dorsais, glúteos e abdominais. Isso ajuda na prevenção de lesões musculares pelo uso excessivo deles nos exercícios.
Scott Streeb, diretor de uma empresa de arquitetura paisagística de Nova York, acreditava que o Pilates seria fácil. Ele ficou chocado ao perceber suas grandes dificuldades em suas primeiras aulas. “Funciona tudo, até os micromúsculos do seu corpo que você nunca soube que existiam”, diz.
Alpinista e esquiador ávido, ele experimentou o Crossfit, treinamento in Alpinista e esquiador ávido, ele experimentou o Crossfit, treinamento intervalado de intensidade e levantamento de peso tradicional, mas sentiu que eles colocaram muita pressão em suas articulações. Depois, tentou uma aula de Pilates. O homem de 39 anos diz ter gostado do desafio físico e dos resultados em seu corpo. Quando os amigos o provocam por fazer o mesmo treino que suas esposas e irmãs, ele deu de ombros: “Eu estou melhor do que todos eles”, diz.