
- (11) 98159-4018
- contato@authenticpilates.com.br
Nasceu em 1880, perto de Dusseldorf – Alemanha. Com uma infância adoentada, Pilates se propôs superar suas dificuldades. Por isso, ainda adolescente, foi destro ginasta, esquiador e mergulhador. Preparou-se em filosofia, anatomia e conhecimento em medicina do Oriente. Em 1912, aos 32 anos, viaja para a Inglaterra desempenhando-se em diversas atividades: Boxe, no circo, e como instrutor de defesa pessoal na policia civil Inglesa.
No começo da I Guerra mundial, fica recluso com outros alemães nos campos de Lancaster. Ocupa seu tempo livre dando aulas aos internos. Recebe tanto crédito, que nenhum deles foi afetado pela epidemia de influenza que matou milhares de ingleses nestes anos (1918). Ainda recluso, atuou como enfermeiro a favor dos doentes e feridos da guerra. Conseguiu deixar seus pacientes estáveis e apesar de seus ferimentos, eles foram capazes de se movimentar por si mesmo, graças à firmeza de seus músculos.
Foram assim todos beneficiados com a saúde, praticamente impossível sem a presença de treinos e exercícios. Pilates tinha um estilo particular e único de ajudar os doentes, sempre inovando e procurando os melhores benefícios. Na época desenvolveu o seriam os aparelhos conhecidos em nossos dias: REFORMER, o CADILLAC, a CHAIR e o BARREL.
Depois da guerra, Pilates retorna à Alemanha. Foi na década de 20 que fez seu primeiro contato com mundo da dança. Conhece Rudolf Von Laban, que incorpora algumas das técnicas de “CONSTRUÇÃO CORPORAL” se Pilates em suas aulas. Paralelamente o governo alemão pede-lhe que aplique seu treinamento nas forças armadas. Nesta época, vendo o rumo doa acontecimentos que se avizinhavam, imigra para os Estados Unidos, em 1926 aos 46 anos.
No barco que o leva à América, conhece Clara, que seria sua futura esposa. “ Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável”, dizia Clara. Ambos decidiram então abrir um estúdio em New York, em um endereço que dividiram com o New York, em um endereço que dividiram com seu programa de condicionamento físico.
Nos Estados Unidos, o MÉTODO PILATES atraiu imediatamente a atenção do mundo da dança americana. Os melhores dançarinos e companhias de dança viram-se beneficiados com suas técnicas. Nomes conhecidos como Martha Graham e George Balanchine praticavam e recomendavam o método aos próprios alunos.
Joseph Pilates viveu até os 87 anos de idade. Isto foi um verdadeiro tributo à efetividade de seu método de treinamento e condicionamento físico. Fiel expoente de seu próprio sistema estava seguro que seus conhecimentos estavam 50 anos adiantados em relação à sua época.
O tempo confirmou a verdade de suas afirmações.
A origem do método se mescla e confunde com a vida do seu criador e idealizador Joseph Pilates. O incipiente método, nesta data já tinha todos os ingredientes que são a base do MÉTODO PILATES: Desenvolver músculos fortes, alongados e mais flexíveis, para um corpo humano. Acompanha-o com equipamentos, sobre a base de desenhos próprios e originais, que usam molas e tiras de couro na resistência para o desenvolvimento dos músculos.
O MÉTODO PILATES segue princípios cuidadosamente planejados, baseados em um filosofia e teoria holística e cientifica, desenvolvido e refinado ao longo de um período de mais de 60 anos de uso e observação.
O praticante deve estar familiarizado com os seus princípios básicos desde o inicio, para desenvolver a concentração, prestar atenção no que esta fazendo, (nenhuma parte do corpo no movimento deve ser ignorada, os movimentos não tem caráter mecânico). As mudanças corpóreas são notáveis, o que se reflete também na vida. As conexões entre exercícios físicos e a criatividade, independência, autoestima e liberação das tensões é algo que surpreende psiquiatras psicólogos. Seguramente isto se deve à perfeita complementação dos conhecimentos Ocidentais e Orientais, trazendo uma grande quantidade de benefícios em todos os aspectos.
Alexander Lowen, em seu livro “A Espiritualidade dei Corpo” escreve: “O corpo sem energia caracteriza-se por uma relativa falta de graça e de vitalidade. Seus movimentos tendem a ter caráter mecânico, visto que estes são em larga medida determinados pela mente e pela vontade”.
“A verdadeira graciosidade não é algo que possa ser aprendido; ela é uma das qualidades naturais do homem enquanto criaturas de Deus. Uma vez perdida, porem só pode ser recuperada restabelecendo- se a espiritualidade do corpo”.
“O conceito de graça engloba o espirito e a matéria”. (Lowen, M.D.).
Desenvolvido formalmente a partir de 1920, foi a culminação da unificação dos conceitos do oriente e do ocidente e o começo do desenvolvimento de programas de condicionamento físico. Incorpora a respiração controlada, elementos da Yoga, relaxamento físico e mental, flexibilidade e força. Idealiza um corpo visto como uma unidade, longe dos conceitos tradicionais que consideram como um conjunto de músculos simples e isolados. O fortalecimento abdominal é o centro de estabilidade na movimentação do corpo.
Ele transforma o abdômen, a coluna lombar e a pélvis num firme suporte central para um novo corpo, maleável, flexível, com graça e vitalidade (POWER HOUSE).
A prática inicia-se com um trabalho educativo e formativo no chão (MAT), seguindo-se as utilizações dos aparelhos específicos da técnica. São recomendadas 2 ou 3 sessões por semana, com uma duração de 1 hora a 1 hora e 30 minutos. Estas sessões podem ser individuais ou em grupos pequenos.
Os exercícios de Pilates são fluentes e feitos em poucas repetições (geralmente 3-5-8 ou 10). Não existe repetição desagradável ou não prazerosa porque a mente está em sintonia com o corpo.
Concentrando-se ao longo do tempo no alinhamento corporal, controle, precisão, fluidez dos movimentos e respiração, o resultado é um crescimento, com um agradável sentido de bem-estar, confiança, autoestima, renovação e revigoração, pois cada músculo foi alongado, tonificado e massageado.
Joseph Pilates gostava dos princípios clássicos de harmonia e beleza do corpo propiciado pela antiga Grécia, bem como dos princípios de resistência e força demonstrados pelo povo espartano. Nesta busca dos princípios que coordenam o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente, em seu livro “YOUR HEALT” escrito em 1943, escreve a respeito da Contrologia:
“É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação doa mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicada a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo”.
Em seu livro”RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY” está escrito: “Contrologia é a completa coordenação de corpo mente e espirito”. Desenvolve o corpo uniformemente, corrige a postura, desenvolve a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espirito, obtenção do domínio da mente sobre o controle completo do seu corpo. O condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade… “Nós temos de tentar alcançar constantemente corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa capacidade”.
O seu objetivo é harmonia de corpo e mente; o desenvolvimento uniforme do nosso corpo como um todo, baseado no principio de que o mesmo deve ser ativamente treinado e controlado através da disciplina da mente. Fazer as pessoas mais conscientes de sim mesmas, mais em contato com sua totalidade, com o seu ser integrado.
Na Contrologia trabalha-se a contração isométrica em posição excêntrica, aumentando o numero de sarcômeros dispostos em série, (um atrás do outro) o que resistiu a força ativa deixando o musculo e fáscia maior (alongado) e mais forte, dando maior segurança nos movimentos do dia-a-dia e autonomia, propiciando uma maior estabilidade psico-fisiológica.
O objetivo do trabalho de condicionamento físico é realizar ao mesmo tempo o exercício concêntrico dos músculos da dinâmica enfraquecidos, e o exercício excêntrico dos músculos da estática retraídos, com o alongamento e relaxamento das diversas cadeias musculares, liberando a respiração e reequilibrando o tônus postural. Verifica-se também a melhora dos problemas músculos-articulares, levando à restituição de uma morfologia.
Enfocar os exercícios de uma forma relaxada. Não tensionar os músculos além do necessário, usar somente a quantia correta de tensão muscular para conseguir o movimento.
O segredo é a combinação certa de relaxamento e concentração. É preciso obter o relaxamento durante o esforço na execução dos exercícios.
Relaxamento significa vigilância interior e máxima concentração.
“É a mente que modela o corpo”
É na mente que todos os movimentos se originam no córtex cerebral. Joseph Pilates citava o autor alemão Friedrich Von Schiller:
“Conseguir focar a mente no que cada parte do corpo está fazendo o tempo todo é uma grande conquista; levará tempo para dominar, mas valerá a pena o esforço”.
“Devemos nos cuidar para não automatizar os movimentos, caso contrario não progrediremos”.
Com relação à concentração, Lowen M.D. cita: “quando a mente e o corpo estão separados, a espiritualidade torna-se um fenômeno intelectual- mais uma crença do que uma força vital”.
O uso de imagens e visualizações pode levar a reeducar o uso dos músculos e do nosso corpo através da Ideocinética- imaginando o movimento ou posição do corpo perfeito, assim conseguiremos um controle corporal e a execução do movimento correto.
Segundo Pilates, no trabalho da Contrologia deve se utilizar, ao máximo, as faculdades mentais: inteligência, imaginação, criatividade, memória e intuição.
Deve-se estar atentos em manter a colocação correta das partes do corpo: cabeça, tronco, quadril, pernas, pés. Nossa saúde e bem-estar são afetados pela nossa postura.
O alinhamento incorreto pode ser corrigido com um programa de condicionamento que desenvolva músculos capazes de atuar contra ação da gravidade, denominados músculos da estática. Deste modo melhora a sustentação da cabeça, das costas e da pelve. A qual tem uma importância especial e vital (área onde se conserva energia fundamental sede o kundalini, “POWE HOUSE”, Hara, Chi, Ki, centro de gravidade).
O equilíbrio começa nos pés que são a base para a parte superior do corpo, e é com eles que nos relacionamos com o plano horizontal da terra.
O não alinhamento favorece a sobrecarga nas articulações, ligamentos e músculos, levando a condições posturais dolorosas.
O alinhamento leva o individuo a um bom habito postural, que contribui para seu bem estar psico-fisiológico.
Respiração é vida; é a função mais importante do corpo.
Através dela obtemos oxigênio e prana. O oxigênio é assimilado pelo sangue e utilizado o sistema circulatório percorre todas as partes do organismo.
O Prana circula por todo nosso sistema nervoso, levando-lhe força e vitalidade.
O MÉTODO PILATES ensina a usar os músculos respiratórios: diafragma, intercostais, escalenos, peitoral menor, fazendo expandir o peito e as costelas. Relaxando na expiração se mantém atenção na musculatura do abdômen que se contrai, utilizando ao máximo a musculatura expiratória.
É vital saber como respirar. Cada exercícios tem seu próprio padrão de respiração, que varia de acordo aos músculos que se esta focalizando.
Para a maioria deles a regra é:
– Inspire para preparar-se para o inicio do movimento;
– Expire quando você se movimenta;
-Não segure a respiração, que pode estressar o coração e levar a complicações posteriores.
Ensina-se a respiração lateral (mais torácica que abdominal) para estimular o “POWER HOUSE”, estabilizando o dorso e fazendo o alongar e distender com segurança, com sua coluna lombar protegida.
Na respiração abdominal, ao inspirar relaxa o abdômen, e desta maneira não se consegue usar os músculos abdominais, deixando as costas (região lombar) desprotegidas.
Respirar corretamente proporciona um aumento de energia ao nosso corpo etérico (sutil) que mantem vivo e alerta o corpo psíquico, fortalece o sistema imunológico de nosso corpo físico, obtendo melhor saúde e vida.
É “a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido, com mente aberta, completamente capaz de executar fácil, natural e satisfatoriamente as varias tarefas diárias com prazer”.
Os movimentos não devem ser rápidos, bruscos ou apressados, para não criar tensão ou causar danos; eles devem ser realizados suavemente de maneira controlada, e cada exercício tem seu ritmo próprio de execução.
A energia flui em duas direções: para dentro, (em direção do centro, quando os músculos e se contraem); ou pra fora, (longe do centro quando se alongam). É necessário concentrar-se em fluir e irradiar os movimentos para longe do centro encompridando a coluna lombar e corrigindo a colocação da pélvis em uma posição alinhada.
Sabe-se que nossos corpos guardam memórias, nosso histórico de vida.
Quando movemos os músculos, eles podem às vezes dissipar ou soltar aquelas emoções, registros guardados. Esta é uma parte importante no processo de cura autoconhecimento, levando-nos a uma consciência de nós mesmos, refletindo-se em maior fluidez do movimento.
A criação de um centro de força, o “POWER HOUSE” é o ponto central da Contrologia. É o ponto de partida para cada exercício.
Há fortes razões anatômicas para isto, quando se entende a relação entre os músculos abdominais e a coluna vertebral. Os músculos abdominais são o suporte para a coluna e seus órgãos internos. O reto abdominal, oblíquo externo e o transverso abdominal piramidal têm o papel de sustentação do centro; além de flexionar o troco, têm um papel postural.
O transverso abdominal, (músculo mais profundo) é crucial na estabilização da coluna lombar, em conjunção com músculos multifídeos e eretores espinhais. Qualquer franqueza destes dois músculos trará um efeito sobre a estabilidade da coluna.
Durante a sessão de Pilates executam-se centenas de exercícios abdominais, criando assim esse centro de força.
Nos músculos posturais do corpo, a musculatura da estática nunca descansa; para manter-nos em pé através do seu tônus, eles tendem a encurtar-se, acentuam a hipertonicidade e rigidez, ficando fracos e sem resistência. Os músculos da dinâmica tendem ao relaxamento, são preguiçosos e sem força. O MÉTODO PILATES fortalece os músculos fracos e abranda os músculos rígidos, aumentando a força, flexibilidade e resistência, levando a uma melhora na sua resistência física e mental.
A intensidade e a dinâmica dos exercícios durante a sessão de Pilates levam a um aumento da capacidade aeróbica (VO2 máx) dando uma resistência invejável.
O método é usado, sobretudo na restauração e fortalecimento dos músculos lesionados. Para tanto aplica-se um programa de reabilitação leve e seguro, com exercícios que fortalecem os músculos auxiliares que dão suporte e proteção ganhando tempo para que a área afetada se recupere.
Com frequência o método é procurado por pessoas com dores crônicas nas costas, joelhos machucados, ossos fraturados ou cotovelo de tenista, entre outros. Em nossos dias, o MÉTODO PILATES está sendo muito recomendado por médicos, ortopedistas, fisioterapeutas e terapeutas em geral.
Qualquer que seja o exercício Pilates que esteja fazendo, não faça movimentos abruptos nem dê trancos com suas costas. Joseph H. Pilates sempre enfatiza que devemos movimentar o torso para cima e para baixo de uma forma suave e gradual, como se você estivesse enrolando sua coluna, formando uma roda, uma vertebra por vez. Isto levará tempo para ser atingido, mas vai fortalecer suas costas e evitar problemas.
É a posição de postura na qual, ficando em pé, você forma uma linha reta de ombro a ombro e de quadril a quadril.
• Profissionais liberais e da área comercial.
• Atletas
• Treinadores e instrutores de condicionamento físico
• Artistas
• Pessoas que sofrem de dor crônica e pressão nas juntas
• Pessoas idosas
• Mulheres gravidas (antes e depois do parto)
• Adolescentes
• Pessoas que desejam prevenir a osteoporose.
• Pessoas que sofrem de estresse e dores nas costas
• Pessoas com excesso de peso.
• Não há movimentos livres ou feitos rapidamente, ou aos trancos. Não existem movimentos de corrida ou violentos.
• Não se utilizam pesos e, na maioria dos casos, cada um dos movimentos e repetido algumas vezes.
• Qualquer esforço ao ponto de exaustão é considerado contraproducente.
• Finalmente, não é “terapia física”... Mas sim, condicionamento físico.
É um método de condicionamento físico e mental de baixo esforço praticado há 70 anos, inicialmente usado por atletas e artistas.
Para aliviar dores nas costas; controlar problemas de peso; aliviar estresse e problemas associados ao estresse; aumentar flexibilidade dos músculos e das articulações; alongar e fortalecer o corpo; corrigir a postura corrigindo a coordenação do corpo, equilíbrio e o alinhamento; estimular o sistema circulatório, oxigenar o sangue, reduzindo assim as endorfinas; ajudar a curar tecidos feridos e ajudar a prevenir a osteoporose (ossos quebradiços).